Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Trust4ever: Pedorido - o local onde cresci

Wednesday, November 22, 2006

Pedorido - o local onde cresci




Foi esta freguesia uma das primeiras da Terra ou Julgado de Paiva, com boa representação nos documentos que, no século X e XI assinalam o concelho.
Uma falsa etimologia quis derivar o nome desta freguesia em " pé dorido ".Uma delas, anterior ao século XII é Pedraído ou Petraído, que conservou a toponímia até aos nossos dias como forma estereotipada, que define o território acidentado ou pedregoso entre o Rio Arda na zona oriental, e o pequeno ribeiro de Areja, a oeste, abatendo de todos lados aos vales deste rios e ao Douro.

No entanto, na segunda metade do século XI, a designação da Igreja de Santa Eulália da actual freguesia era de Pedourido. É de crer, por isso, que o nome de Pedorido seja formado pelos dois elementos, o primeiro dos quais alusivo ao templo ao pé do monte e o segundo à vizinhança do Rio Douro. Pode também, o segundo caso, relacionar-se com a extraordinária riqueza mineralógica da região, onde em tempos muito recuados se explorou o ouro com alguma intensidade.

Esta freguesia está incluída na zona carbonífera do Couto Mineiro do Pejão, cuja exploração foi encerrada no final de 1994. As Minas do Pejão começaram a funcionar em 1886 e, ao fim de 108 anos de exploração, foi decretado o seu encerramento por decisão do Governo.É Hoje a Freguesia mais industrial do Concelho, graças à construção da Zona Industrial de Lavagueiras, com mais de 15 empresas, empregando mais de 500 pessoas.














<$BlogItembordoadasCount$> bordoadas:

<$BlogCommentAuthor$> said...

<$BlogCommentBody$>

<$BlogCommentDateTime$> <$BlogCommentDeleteIcon$>

Post a Comment

<< Home